terça-feira, 29 de outubro de 2013

ARGEMIRO E OS 80 ANOS DA BRB ou
o poeta que pintou a sua aldeia com a cor do amor
Irm Antônio do Carmo Ferreira




O doutor Argemiro Leite me concedeu  o privilégio de conhecer a história da Loja Maçônica “Barão do Rio Branco”, que ele mesmo escreveu. Ainda não havia sido impressa e o universo de seus leitores desconhecia o feito. Fiquei maravilhado com aquela construção literária e honrado com a deferência do escritor.
A Loja Maçônica “Barão do Rio Branco” – sertão -  é fundadora do Grande Oriente Independente de Pernambuco, juntamente com as Lojas Trabalho e Firmeza – agreste - e Defensores da Lei – no litoral, nos idos de 1973. Como divulgador da maçonaria em  Pernambuco, tenho tido o cuidado de ouvir e ler as informações de seus gloriosos feitos no passado, bem como de estar atento a o que se desenvolve nesses tempos dos quais Deus me deu a ventura de ser presente.
A história é a ressurreição dos fatos, não cabendo ao revelador fazê-los diferente da origem. O doutor Argemiro Leite é um historiador que merece ser como tal reconhecido, pela intransigente fidelidade que sua narração guarda dos acontecimentos.
Então a história que escreve sobre a Loja Maçônica Barão do Rio Branco, ao tempo em que ela comemora seus 80 anos de fundação, melhor que uma história, é um documento que faz ressurgir perante a geração de hoje a trajetória  de uma instituição benfazeja ao longo das oito décadas iniciais de seu admirável existir.(*)
O doutor Argemiro Leite sabe, melhor que qualquer um de nós, colocar suas idéias no papel. Escreve, em prosa e verso, com estilo agradável e, por isto, atraente.


Faz gosto ler os seus escritos, como dá prazer ouvir a leitura dos mesmos. O doutor Argemiro Leite, na tribuna, seja nos fóruns (é Advogado), seja nas Lojas maçônicas, é um campeão de audiência.
Ele preferiu narrar os 80 anos da Loja Barão do Rio Branco em versos, o que resultou, ao que se percebe da leitura, mais sensível , mais agradável e muito mais atraente. E quem não gosta de poesia? O poeta Argemiro Leite percorreu esse caminho, pavimentando o  leito e ornamentando as  margens com o encanto mágico do lirismo de seus versos.
Agora, é ler o livro (**) do doutor Argemiro Leite, advogado, escritor, historiador, poeta. E conferir quão feliz foi ele nessa história em que narrou os 80 anos da Loja Maçônica Barão do Rio Branco, não só pela fidelidade aos fatos, mas também e sobretudo pela beleza da narração em que revela seu amor pela instituição a que pertence.
Sigamos a sugestão do poeta Argemiro Leite: “pintemos a nossa aldeia e ela será eterna”.
                  # # #

(*) Ferreira, Antônio do Carmo – Artesanatos Maçônicos, especialmente o capítulo  A Loja Barão do Rio Branco e o 1º Cardeal Brasileiro – Editora Maçônica A TROLHA, Londrina/PR, 2002.


(**) O livro terá seu lançamento ao término das cerimônias de abertura do Curso de Maçonaria a se realizar no Recife, na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, em 25/26. 10.2013, estando presentes o maço-nólogo Pedro Juk (PR) e o Grão-Mestre Jurandir Vasconcelos (São Paulo).

Movimento internacional de conscientização para o  controle do câncer de mama , o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela...