sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Maçonaria não é uma religião e o G.'.A.'.D.'.U.'. não é um deus.

            A Maçonaria universal exige a crença em uma Força Superior que ela, sabiamente, denominou de Arquiteto do Universo, podendo ser Grande ou Supremo. Sendo a Maçonaria uma Fraternidade Iniciática, Mística, Filosófica de "Pedreiros Livres" eu a entendo e a aceito como laica e deísta. Doí-me a alma participar de reuniões maçônicas que mais parecem funções religiosas por desconhecimento dos princípios maçônicos fundamentais.
            Podemos e devemos ser espiritualista, isto é, "crer na dualidade do homem que é formado de um corpo material, perecível, e de um princípio imaterial, inteligente que prevalece e sobrevive ao corpo material.".
            A religião foi imposta à Maçonaria em virtude da perseguição implacável exercida pela ICAR, a tudo que ameaçava seus "domínios" e sua sede incomensurável de poder. A nossa Ordem, para manter-se viva, teve de aceitar esta imposição, mas isto foi até o século XIX. Acabou, Irmãos! Podemos voltar a "Pedreiros Livres" sem mais sermos queimados vivos.
            Se lermos com cuidado o que ficou acordado no congresso de Lausanne, na Suíça, de 06 a 22 de setembro de 1875, definindo os princípios do R\E\A\A\, vamos notar mudanças de a Força Superior do tratado, para Princípio Criadorda declaração e por fim Criador Supremo do manifesto gerando esta atual incongruência. (vide: http://www.freemasons-freemasonry.com/3carvalho.html)
            O nome G\A\D\U\, que é a sigla equivocada de Grande Arquiteto do Universo, (= G\A\U\) tem dado a invejosos perseguidores de nossa Sublime Fraternidade, pano pras mangas a todo tipo de especulação. Culpa nossa que nos curvamos a "pesquisadores de origens" que querem porque querem nos tornar teístas. Somos deístas, e, por aceitarmos a existência de uma Força Superior através da Razão somos em última hipótese: Livres Pensadores.
            O Arquiteto do Universo é uma Força Superior e, não pode e nem deve ser confundido com um deus que é algo bem menor e produto de mentes sectárias. Pedreiro deve ter Arquiteto para planejar, arquitetar e orientar na construção. O Arquiteto arquiteta, planeja. Criar, construir é obrigação do Construtor, que somos nós. Nós é que somos o Criador, o Construtor.
            Como Maçom devemos ter uma crença e não uma religião. *Grosso modo,Crença é o estado psicológico iluminista livre e racional em que se detém uma proposição ou premissa à verdade. Religião é um conjunto obscurantista de sistemas culturais, de valores morais, de crenças e de dogmas, além de visões de mundo, estabelecendo símbolos que buscam religar a humanidade com a espiritualidade, isto é, ela religa o homem a uma divindade.*.
            A Maçonaria busca a evolução do ser humano como um todo, estando ela centrada em conhecimentos racionais em busca do progresso evolutivo e não com sectarismos e partidarismos que conduzem ao passionalismo e logicamente não é religião.
            O Grande ou Supremo Arquiteto do Universo nem é d'us Deus, nem d'us Yahveh, nem d'us Alah, nem d'us Brhamah, nem d'us Krisna, nem d'us Jesus, o Cristo nem qualquer outro deus único e verdadeiro. O Arquiteto do Universo é a (*) Força Superior em que devemos firmar nossa crença. É Arquiteto/Planejador e nós somos Construtores/Criadores. Ele é uma Força Inteligente e planeja, nós construímos. (*Falaremos em isto depois)
            O Maçom pode ser sectário, pode ser partidário, mas não pode e nem deve trazer suas convicções profanas para o seio da nossa Sublime Fraternidade, e, isto é um Landmark.
            Meus irmãos, vamos dar um basta ao Sectarismo e ao Partidarismo dentro de nossa Fraternidade e em nossas Oficinas sob pena de nos aniquilarmos, a nós mesmos, pela subdivisão em religiões e partidos. É chegada a hora de sermos um, sermos Maçonaria, pois já se fala em "Maçonarias". (Selat).
            Lembremo-nos do nosso irmão Luiz Gonzaga, que finaliza a sua Acácia Amarela com: – "... E o Grande Arquiteto do Universo / é harmonia, é concórdia.".
            Finalizo lembrando o que está em Mateus 22-25 –... Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
Que o A.'.U.'. nos dê sabedoria!
Géber Romano Accioly - MI – 

Movimento internacional de conscientização para o  controle do câncer de mama , o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela...