segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

DOZE DE DEZEMBRO - DATA HISTÓRICA 

POUCOS LEMBRARAM O ANIVERSÁRIO DO RELATOR DA LEI ÁUREA, QUE NASCEU EM ITAMARACÁ NO DIA 12.12.1835 (179 ANOS)!!

A LEI ÁUREA (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 MAIO DE 1888 extinguiu a ESCARAVIDÃO no Brasil. Antes dela existiram outras (LEI DO VENTRE LIVRE etc).

A LEI ÁUREA foi assinada pela PRINCESA ISABEL e pelo Ministro da Agricultura, o Conselheiro Rodrigo Augusto da Silva, porém o RELATOR foi o Presidente do Conselho de Ministros de D. Pedro-II, o Conselheiro JOÃO ALFREDO, um ITAMARACAENSE!!.

Quando é comemorado no Brasil o dia TREZE DE MAIO - data da abolição da escravatura - não se pode esquecer que o RELATOR DA LEI ÁUREA -JOÃO ALFREDO CORREIA DE OLIVEIRA - nasceu AQUI, nesta ILHA GLORIOSA em 12.12.1835!!

O CONSELHEIRO JOÃO ALFREDO foi Presidente do Conselho de Ministros no reinado do Imperador D. Pedro-II (daí o título de CONSELHEIRO), um destacado membro da MAÇONARIA (GRÃO-MESTRE), abolicionista, RELATOR DA LEI ÁUREA, além de ser um dos fundadores e 1º Presidente do "novo" BANCO DO BRASIL.

O ABOLICIONISTA JOÃO ALFREDO, filho de ITAMARACÁ, TAMBÉM FOI DELEGADO DE POLÍCIA, PROMOTOR PÚBLICO, JUIZ DE DIREITO, DIRETOR DA FACULDADE DE DIREITO DO RECIFE, DEPUTADO POR QUATRO LEGISLATURAS E SENADOR EM 1877; PRESIDIU A PROVÍNCIA DO PARÁ E DE SÃO PAULO; INTEGROU O GABINETE DO (TAMBÉM MAÇOM) VISCONDE DO RIO BRANCO, O MAIS LONGO DA MONARQUIA E INCLUIU NO SEU PROGRAMA DE GOVERNO A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL, QUE SE CONSUMARIA DEPOIS POR INTERMÉDIO DA LEI ÁUREA, DA QUAL FOI O SEU RELATOR. 

A CASA GRANDE serviu de inspiração para muitos poemas, tendo abrigado a residência dos diretores da antiga PENITENCIÁRIA AGRÍCOLA DE ITAMARACÁ. Porém, com o abandono e a degradação do patrimônio histórico – e da própria Ilha – seus móveis, ornamentos e arquivos foram dilapidados ou espalhados nos vários prédios da administração pública. SOMENTE ESTÃO DE PÉ AS PAREDES PRINCIPAIS (quase demolidas pelos "PRESOS" para construção de barracos). 

A moita (galpão) do Engenho São João foi recuperada após mobilização da população, Loja Maçônica Acácia de Itamaracá, Ministério Público, Prefeitura, Rádio Voz da Ilha etc.

RICARDO CABRAL.'.

Nenhum comentário:

Movimento internacional de conscientização para o  controle do câncer de mama , o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela...