segunda-feira, 1 de setembro de 2014

União: o novo nome do progresso Maçônico*
 
Considerável porção do povo brasileiro tem solicitado a presença da maçonaria num movimento que retire o Brasil do estado de vexame em que se encontra. Esse chamamento tem sido reiterado, e com insistência nos tempos recentes, toda vez que o noticiário retrata um novo figurino de nossa Pátria com máculas que muito nos desmerecem. Insegurança ao cidadão, oferta inadequada às necessidades de saúde, baixa qualidade da educação, tecido político esgarçado pela corrupção, enfim uma ilha Brasil desencontrada num mar de vicissitudes, quadro que mais se agrava diante de tanto dinheiro que se recolhe aos cofres do governo para uma resposta tão medíocre.
Ninguém ignora que a Pátria Brasil é filha da maçonaria, cujo nascimento se deu no dia 7 de setembro de 1822, data de cujas comemorações estamos próximos. E não foi para esse padecimento que a maçonaria – com tantas vidas sacrificadas naquele movimento – construiu nossa maioridade política. Como não foi para esse estado de escravidão, retratado na doença, no desemprego, no analfabetismo, na insegurança à vida dos cidadãos, nesse lençol de corrupção, que desconstrói a nossa Pátria, que a maçonaria se empenhou e obteve a sanção da lei da libertação de 1888.
Temos que dá uma resposta ao povo que pede a nossa ajuda para tirá-lo desse sufoco. Mas, antes que ao povo, nós temos que dar uma resposta à nossa consciência. Não é uma questão de opção, pois a Pátria Brasil é nossa filha, e como está, jogada no caminhão do lixo, não pode continuar.
É certo que somos poucos – 200 mil em 200 milhões – e os afazeres são incontáveis, além das areias movediças e dos animais peçonhentos e famintos que nos espreitam. Parece até que nos estamos reportando ao quadro que a sagrada escritura registra: “A messe é grande e poucos, os operários”. Mas é preciso atender à “messe”. Sobretudo os maçons, aos quais Deus confiou a missão e os proveu com o saber devido para tanto, fazendo-os “construtores sociais”.
E qual será o fermento decisivo para o crescimento dos operários, se proporcionalmente são tão poucos, como são? Onde encontrá-lo? Não precisa ir a outra galáxia. Basta ficar por aqui mesmo e buscar nos registros da história. Vamos, por exemplo, reler David, João evangelista, James Anderson e, neles, encontraremos o fermento.  David escreve um poema maravilhoso, em que agradece a Deus o ter conseguido produzir, com tão poucos, um grande povo. Bastou fazê-los UNIDOS. E agradeceu a Deus, poetando em seu cântico 133, tão familiar aos maçons – “o bom e o suave provêm da UNIÃO das pessoas”. E fala maravilhas do que é capaz de produzir a união fraternal.
E João evangelista – o apóstolo do amor ? Não precisava ouvir a palavra de Cristo Jesus, para reproduzir os conselhos do Mestre. Bastava olhar em seus olhos. Bastava colar seu ouvido ao peito do Mestre. E numa dessas vezes, registrou que o desejo do Senhor era que “fôssemos um só”. Dizia como disse o profeta Isaías – “só aos ímpios é impossível conviver em paz”, e os maçons são seres piedosos que amam a Deus e ao próximo.
Dia 20 deste mês de agosto estive em Natal, Rio Grande do Norte, para comemorar o Dia do Maçom, e pude ver, com muita alegria, a felicidade dominante naquela multidão presente no majestoso templo do GOIERN. Os Grão-Mestres do Grande Oriente do Brasil/RN, da Grande Loja daquele Estado, e do Grande Oriente Independente da COMAB. Os três líderes dirigindo aquela Sessão Magna povoada de maçons das três Potências – trezentos, muito mais de trezentos. O ingrediente era a União. Tão importante para eles que registraram num documento e chamaram-no de Tratado de Amizade e de Mútuo Reconhecimento.
Pois é, meus admiráveis Grão-Mestres. “A maçonaria não foi instituída para separar os homens, mas para uni-los”como ensinou Joseph Newton, em seu livro Maçons Construtores (Editora A Trolha). E os que agirem de forma diferente, estão laborando em favor próprio ou, possuídos do espírito do mal, estarão contribuindo para desgastar a Ordem, retardando-a no cumprimento de sua missão. As varas, como reza a sabedoria popular, em feixe, têm a resistência multiplicada ... aplique-se a máxima aos relativamente poucos maçons que, UNIDOS, tornar-se-ão de bom tamanho para atender à “messe”.
Hoje, quando existe toda essa crença na missão dos maçons, que não se faça da fraternidade (que é sinônimo perfeito de UNIÃO) uma palavra para enfeitar discurso. Pois “a maçonaria é um centro de união” (James Anderson), e os que rumarem em contrário, decerto, serão distinguidos com a sentença dos provérbios – “para não limitar o campo de ação da mãe viúva, Deus castigará severamente o filho soberbo que prega a desunião” (Prov 15, 25).
Irmãos! O novo nome do progresso maçônico é UNIÃO.
 
(*) Ir.’. Antônio do Carmo Ferreira
Mensagem do Presidente da AMCLA na abertura da Semana da Pátria no ano de 2014.
 

Nenhum comentário:

Movimento internacional de conscientização para o  controle do câncer de mama , o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela...